
O Costa Smeralda, maior navio da frota da Costa Cruzeiros, retomou suas operações regulares nesta sexta-feira, 12 de dezembro de 2025.
A embarcação volta a receber passageiros em Savona, na Itália, após passar duas semanas e meia em uma doca seca em Marselha, no sul da França. O retorno ao serviço marca o fim de uma parada técnica programada para manutenção e inspeção obrigatória.
O que foi feito na manutenção?

Durante o período no estaleiro, o navio construído em 2019 passou por uma revisão completa de sua sociedade classificadora. O processo é comparável a uma inspeção veicular, focada na certificação e nos sistemas de segurança da embarcação.
Além da parte técnica, foram realizadas trabalhos de renovação estética que não são viáveis durante a operação normal com passageiros. As intervenções incluíram a substituição de pisos e móveis, além da limpeza e repintura de diversas superfícies.
Comissionado em 2019, o Costa Smeralda não passou por grandes reformas estruturais ou modificações de layout durante a doca-seca.
Gigante sustentável e quase-temporada brasileira
Com capacidade para mais de 6 mil passageiros, o Costa Smeralda divide o título de maior navio da companhia com seu gêmeo, o Costa Toscana.
Entre os destaques de seu projeto estão elementos de sustentabilidade, incluindo propulsão limpa, que utiliza gás natural liquefeito, e a tecnologia shorepower.
Com o sistema, o Costa Smeralda pode se conectar à rede de energia terrestre, desligando seus geradores e zerando emissões enquanto atracado.
O navio é conhecido do público brasileiro por uma quase estreia: o navio chegou a ter uma temporada completa anunciada para o Brasil em 2021/2022, mas a operação foi cancelada poucas semanas antes do início.
Maior navio da temporada, Costa Smeralda não virá ao Brasil em 2021/2022
Roteiros de inverno
A partir de hoje, o Costa Smeralda inicia uma série de cruzeiros de sete noites pelo Mediterrâneo Ocidental com visitas a portos na Itália, França, Tunísia e Espanha.
Durante o inverno europeu, o navio realiza um roteiro regular que inclui escalas em Savona, Marselha, Barcelona, La Goulette, Palermo e Civitavecchia.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Costa Cruzeiros













