
A Carnival Cruise Line, maior marca de cruzeiros do grupo Carnival Corporation, anunciou recentemente sua volta ao Brasil após uma ausência de quase 15 anos.
Com o Carnival Firenze, a companhia norte-americana realizará uma passagem especial pela América do Sul, que inclui escalas no litoral brasileiro.
Os destaques da operação são uma parada no Rio de Janeiro durante o primeiro dia do Carnaval carioca, além de escala inédita em Maceió.
A passagem do Carnival Firenze pelo Brasil

A visita do Carnival Firenze ao Brasil faz parte de um cruzeiro de reposicionamento que parte de Buenos Aires, na Argentina, em 2 de fevereiro de 2027, com destino a Miami, nos EUA.
Durante o roteiro, que entrou em operação em 2021, fará escalas no Rio de Janeiro e em Maceió, antes de seguir para o Caribe. De acordo com a companhia, a viagem permitirá aos passageiros vivenciar a atmosfera do Carnaval brasileiro, com a escala na capital fluminense coincidindo com a festa.
Um retorno com um navio conhecido

Transferido para a companhia em 2024, o Carnival Firenze é um conhecido do público brasileiro por ter operado para a Costa Cruzeiros.
Sob a bandeira da companhia italiana, que também é parte da Carnival Corporation, o então Costa Firenze realizou, inclusive, uma temporada completa no litoral nacional. Com embarques em Santos, Rio de Janeiro e Salvador, o Firenze esteve no país entre dezembro de 2022 e abril de 2023.
O navio foi transferido para a frota da Carnival em março do ano passado e, após uma reforma, passou a operar a partir da Califórnia, nos Estados Unidos.
Antigo Costa Firenze entra em operação para a Carnival Cruise Line na Califórnia
O histórico da Carnival no Brasil

As escalas do Carnival Firenze marcarão a terceira vez em que a Carnival Cruise Line visita o Brasil. Antes, a companhia havia realizado cruzeiros pelo país em duas ocasiões, ambas com o Carnival Splendor.
As visitas ocorreram em 2008 e 2013, também durante cruzeiros relacionados às operações da companhia na Costa Oeste dos Estados Unidos.
Único navio da Classe Concordia fora da frota da Costa Cruzeiros, o Splendor visitou o Brasil em seu caminho rumo à Califórnia em na temporada 2008/2009. Depois, na temporada 2012/2013, a embarcação voltou ao passar pelo país ao encerrar sua atuação no estado norte-americano.
Na época, o navio precisou contornar a América do Sul para se deslocar entre os oceanos Atlântico e Pacífico, pois suas dimensões não permitiam a passagem pelo antigo Canal do Panamá. A visita do Carnival Firenze em 2027 será a primeira da companhia no país desde a passagem do Splendor em 2013.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Carnival Cruise Line e Daniel Capella