Cerca de 40 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes, passarão o Carnaval de 2026 a bordo de navios de cruzeiro no Brasil.

Entre os dias 13 e 23 de fevereiro, dez embarcações realizarão roteiros pela costa brasileira e países vizinhos, consolidando o período como um dos picos de movimentação da temporada.

O fluxo de viajantes gera uma injeção financeira imediata nas cidades visitadas. Segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com a CLIA Brasil, o gasto médio por passageiro chega a R$ 918,15 nos portos de embarque e desembarque e a R$ 709,47 nas cidades de escala.

Em comunicado de imprensa, a associação afirmou que estes números refletem benefícios para diversos setores da cadeia do turismo, como transporte, alimentação, comércio, serviços e meios de hospedagem locais.

Para o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, os cruzeiros tem um papel estratégico para o Brasil, especialmente em grandes feriados como o Carnaval.

“Ele movimenta pessoas, gera renda nos destinos, fortalece economias locais e amplia as opções de viagem para diferentes perfis de turistas. É um segmento que contribui diretamente para o desenvolvimento do turismo nacional e regional”, afirmou.

Logística de Carnaval

MSC Preziosa Argentina Uruguai
MSC Preziosa é um dos navios no Brasil durante o Carnaval 

A operação envolve roteiros de cabotagem e de longo curso, com escalas em destinos tradicionais da folia, como Salvador, Rio de Janeiro e Santos, além de paradas no Sul, como Balneário Camboriú, e no exterior, incluindo Buenos Aires na Argentina e Montevideo no Uruguai.

Marco Ferraz, presidente executivo da CLIA no Brasil, destaca a escolha pelos cruzeiros durante o feriado.

“O Carnaval é um dos momentos mais desejados para viajar, e os cruzeiros conseguem reunir diversão, conforto e variedade de destinos em uma única experiência. Essa movimentação gera impactos econômicos relevantes, fortalece a cadeia do turismo e cria oportunidades de emprego nos destinos visitados”, destaca.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal World Cruises no WhatsApp!

Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de CLIA Brasil e Ministério do Turismo) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella