
O Projeto Tripulantes do CENEP abriu inscrições nesta quarta-feira (23/7) para um curso gratuito de qualificação profissional voltado para interessados da Baixada Santista.
De acordo com comunicado de imprensa, a iniciativa visa capacitar os participantes para conquistar vagas de trabalho a bordo de navios de cruzeiros ou nos setores de hotelaria e gastronomia.
Realizado pela Autoridade Portuária de Santos (APS) em parceria com a Fundação Cenep e a Deck4 Foundation, o programa oferece, ao todo, duzentas vagas para o curso de formação.
Inscrições, requisitos e datas importantes
As inscrições para o programa são gratuitas e podem ser feitas através do site da Deck4, disponível neste link.
- Prazo de inscrição: até o dia 5 de agosto;
- Requisitos: Ser brasileiro, residir na Baixada Santista, ter mais de dezoito anos, estar cursando ou ter concluído o Ensino Fundamental e ter disponibilidade para aulas presenciais de inglês no período noturno;
- Divulgação dos aprovados: 10 de agosto;
- Matrículas: 11 a 13 de agosto;
- Aula inaugural: 14 de agosto.
A iniciativa dará prioridade no processo de seleção a grupos historicamente vulnerabilizados, como pessoas negras, LGBTQIAPN+, mães solo, refugiados, imigrantes com RNE/RNM, além de pessoas que tenham vivenciado a experiência do acolhimento institucional na infância ou adolescência.
Para participar do projeto, é necessário — preferencialmente — estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) da sua cidade de residência.
Como funcionam o curso e a formação

Com duração de até quatro meses, o curso será em formato híbrido, com aulas online e presenciais. Os alunos serão qualificados nas principais especialidades para tripulantes de navios e também para as áreas hoteleira e gastronômica, com ênfase no idioma inglês, que terá aulas presenciais duas vezes por semana em Santos.
O projeto também oferece acompanhamento contínuo de profissionais de psicologia e assistência social. Ao final da formação, uma equipe de orientadores preparará os alunos para as entrevistas de emprego com agências recrutadoras.
“Por meio de atendimentos individuais e atividades em grupo, a psicóloga trabalhará habilidades socioemocionais essenciais para a inserção no mundo do trabalho, enquanto a equipe de assistência social estará dedicada a oferecer orientação e apoio”, disse Fabrício Brito, diretor técnico da Deck4 Foundation. “O objetivo é garantir uma base sólida para que essas pessoas tenham condições reais de mudar suas trajetórias com dignidade e autonomia”, acrescentou.
Pioneira no Brasil, a iniciativa terá aulas oferecidas pela Deck4 Foundation, que criou uma plataforma de educação à distância para formação de trabalhadores de navios de passageiros e profissionais da rede hoteleira em geral.
“A temporada brasileira de cruzeiros marítimos 2025/2026 começa em outubro e deve empregar cerca de 6,7 mil tripulantes, em seis navios. Desse total, pelo menos 25% precisam ser trabalhadores aqui do país, ou seja, 1,7 mil brasileiros”, destaca André Vieira, presidente da Deck4 Foundation.
O papel social do Porto de Santos

O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, destacou o objetivo social da iniciativa. Responsável por movimentar cerca de 28% do PIB da balança comercial brasileira, o porto precisa devolver à sociedade parte do que ele representa, explicou.
“O Porto de Santos não é feito apenas de guindastes, navios e contêineres. Ele é feito de gente“, disse Pomini.
“Esse curso de qualificação é uma forma concreta de fazer isso acontecer: dar aos moradores da Baixada Santista a chance de sonhar com uma carreira sólida, no turismo, na hotelaria, em cruzeiros marítimos e onde mais a qualificação os levar”, acrescentou.
“Com certeza, o Projeto Tripulantes do Cenep será um desses impulsionadores. Agradeço a Autoridade Portuária de Santos por acreditar na Fundação Cenep para conduzir essa ação, conjuntamente com a Deck4″, disse o diretor de Administração e Finanças da Fundação Cenep, Bruno Pelochs Barbino.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Deck4 Foundation) / Imagens (©) Copyright Deck4 e Daniel Capella