A restrição de voos imposta pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) sobre Porto Rico e outras ilhas do Caribe impactou a logística de cruzeiros na região neste fim de semana, de acordo com reportagem do Cruise Hive.

A medida de segurança foi estabelecida após uma ação militar dos EUA na Venezuela ocorrida no dia 3 de janeiro. O bloqueio temporário do espaço aéreo afetou as operações no Aeroporto Internacional Luis Muñoz Marín, em San Juan, base estratégica para diversas armadoras.

A suspensão de voos de companhias dificultou tanto o retorno de passageiros que finalizavam seus roteiros quanto a chegada de hóspedes para novos embarques.

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do Portal World Cruises no WhatsApp e receber todas as atualizações do mercado de cruzeiros no Brasil e mundo!

Atraso programado na saída

Grand Princess adiou partida

Diante da impossibilidade de chegada dos passageiros, a Princess Cruises optou por adiar a partida do Grand Princess. O navio, que está navegando a partir de San Juan, teve sua saída postergada para a segunda-feira, dia 6 de janeiro, às 18h.

A medida visa permitir que os hóspedes retidos nos Estados Unidos consigam voar para Porto Rico após a normalização do tráfego aéreo.

Segundo o Cruise Hive, devido ao atraso na saída, o itinerário precisou ser ajustado, com o cancelamento de escala em St. Thomas, nas Ilhas Virgens Americanas.

Mudança de rota preventiva

A Virgin Voyages, que operava o Valiant Lady em San Juan no dia 3, também realizou alterações. A companhia confirmou a mudança de itinerário para evitar a proximidade com a zona de conflito.

O navio cancelou as escalas previstas em Aruba e Curaçao — ilhas localizadas a pouca distância da costa venezuelana.

A empresa ainda informou que os passageiros que não conseguirem chegar a tempo para o embarque receberão crédito integral para um futuro cruzeiro.

Outras operações

Norwegian Epic navega a partir de Porto Rico

Além de San Juan, aeroportos em St. Maarten, Barbados e República Dominicana reportaram restrições em voos com aeronaves registradas nos EUA.

Navios como o Jewel of the Seas e o Brilliance of the Seas, da Royal Caribbean, e o Norwegian Epic, da Norwegian Cruise Line, também monitoram a situação para suas operações de embarque e desembarque em San Juan previstas para os próximos dias.

Leia também: Susto no “Réveillon em Alto Mar”: Vendaval inclina MSC Preziosa e interrompe show de Alok

Susto no “Réveillon em Alto Mar”: Vendaval inclina MSC Preziosa e interrompe show de Alok

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Cruise Hive) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella