
O potencial adiamento para 2026 do leião do megaterminal de contêineres Tecon 10 (STS-10) pode atrasar o cronograma de construção do novo terminal de cruzeiros de Santos.
A construção da estrutura, que passará a nova área no Valongo, está diretamente atrelada à obra do terminal de cargas, que enfrenta impasses no Tribunal de Contas da União (TCU) e não deve mais sair neste ano.
De acordo com a Folha de S. Paulo, o leilão não deve acontecer em 2025 como esperava o Governo Federal.
A ligação entre os dois terminais

O projeto de viabilização do novo terminal de passageiros está diretamente atrelado ao leilão do Tecon 10. Como noticiado anteriormente pelo Portal World Cruises, o modelo de construção definido pela Autoridade Portuária de Santos (APS) determina que:
- A empresa que vencer o leilão do Tecon 10 será a responsável por construir a base, incluindo a laje e o píer, onde o futuro terminal de cruzeiros será erguido.
- A obra será uma contrapartida do próprio contrato de concessão do terminal de contêineres.
- A Concais, administradora do terminal de passageiros, só poderá iniciar a construção do edifício após a entrega desta base pelo vencedor do leilão.
Assim, o atraso no leilão do Tecon 10 cria um efeito cascata que atrasa as obras da base do novo terminal, e consequentemente, de seu edifício.
‘Copia e cola’ de Miami: conheça os segredos do projeto do novo terminal de cruzeiros de Santos
Por que o leilão do Tecon 10 deve atrasar?

Segundo a Folha de S. Paulo, o modelo do leilão ainda não foi definido pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
O principal impasse é se haverá livre concorrência ou restrições à participação de gigantes como MSC e Maersk, que já operam outros terminais em Santos.
O Ministério Público do TCU deu parecer contrário ao modelo de restrição, mas a decisão final do plenário do tribunal ainda não saiu.
Com os prazos apertados, a realização do certame em 2025 é vista como improvável, acrescentou o jornal.
O cronograma original do terminal de cruzeiros
O cronograma original previa que o vencedor do Tecon 10 teria até quatro anos para construir a base do terminal de passageiros. Após a entrega, a Concais levaria outros dois anos para finalizar o edifício.
Com essa previsão, o presidente da APS, Anderson Pomini, já havia estimado a inauguração do novo terminal para a temporada 2029/2030.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Folha de S. Paulo) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Concais













