Após ter sua viagem posicional rumo ao Oriente Médio cancelada por preocupações com a segurança no trajeto, o MSC Euribia segue para os Emirados sem nenhum passageiro a bordo.

O navio, que é um dos mais novos da frota da MSC Cruzeiros, partiu do Norte da Europa rumo ao Golfo Arábico no final de outubro.

Com a região do Mar Vermelho e Canal de Suez ainda considerada insegura para cruzeiros, o Euribia terá de contornar o continente africano em seu trajeto rumo a Dubai, permanecendo em alto mar por semanas.

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do Portal World Cruises no WhatsApp e receber todas as atualizações do mercado de cruzeiros no Brasil e mundo!

A longa jornada sem passageiros

navio MSC navegando sem passageiros
MSC Euribia realizará cruzeiros no Golfo Arábico durante a temporada 2025/2026

De acordo com a programação original da MSC Cruzeiros, o MSC Euribia realizaria um cruzeiro posicional entre o Norte Europeu e os Emirados Árabes via Canal de Suez.

Com cerca de 20 noites de duração, a viagem acabou sendo cancelada no começo deste ano. Em comunicado obtido pela Cruise Industry News, a companhia informou que o cancelamento foi necessário devido à “contínua situação de insegurança na região do Mar Vermelho“.

Agora, navegando vazio pela rota alternativa ao redor da África, o navio realizou uma escala técnica em Las Palmas, nas Ilhas Canárias, e tem previsão de chegar a Durban, na África do Sul, no final deste mês.

A jornada sem hóspedes terminará apenas em 8 de novembro, quando o navio deve chegar a Dubai para iniciar sua temporada regular no Golfo Pérsico. O período total de navegação sem passageiros ultrapassará três semanas.

MSC Euribia

Contexto: cancelamentos no Mar Vermelho

AIDAprima teve sua temporada no Oriente Médio cancelada pela AIDA Cruises

Este é o segundo cruzeiro de travessia do MSC Euribia cancelado devido à instabilidade no Mar Vermelho. A MSC já havia anunciado anteriormente o cancelamento da viagem de retorno do navio, do Oriente Médio para a Europa, prevista para abril de 2025.

Na ocasião, a companhia também citou a situação geopolítica como impeditivo para garantir um “trânsito seguro através do Mar Vermelho e do Canal de Suez”.

Outras companhias também vem evitando a região nos últimos meses. Marcas como a Costa Cruzeiros e a AIDA Cruises, inclusive, chegaram a cancelar completamente suas temporadas no Oriente Médio.

Após chegar a Dubai, o MSC Euribia oferecerá cruzeiros de 7 noites pelos Emirados Árabes, Qatar e Bahrein até o início de abril de 2026. O navio deve, então, contornar a África novamente em seu retorno ao continente europeu.

Companhias de cruzeiro cancelam temporadas na região dos Emirados e Golfo Arábico

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Cruise Industry News) / Imagens (©) Copyright Rui Minas e Daniel Capella