
Responsável por abrir a temporada de longo-curso no Brasil, o Scenic Eclipse é um dos navios mais singulares do mercado.
Batizada por sua operadora, a australiana Scenic Cruises, como um “iate de descoberta”, a embarcação combina o um produto classificado como alto luxo com equipamentos de expedição, incluindo dois helicópteros e um submarino a bordo.
Projetado para explorar os destinos mais remotos do planeta, da Antártica ao Ártico, o navio traz ainda uma experiência all-inclusive que conta com serviço de mordomo e até dez opções culinárias.
Iate de luxo ou navio de expedição? Para Scenic, os dois

Com 16,5 mil toneladas brutas e 165 metros de comprimento, o Scenic Eclipse é menor que a maior parte dos navios de cruzeiro, transportando um máximo de 228 passageiros (ou 200 em regiões polares), que são atendidos por uma tripulação de 176 pessoas.
A tarifa do cruzeiro inclui acesso a até dez experiências culinárias, que vão de restaurantes casuais a gastronomia fina, além de bebidas e serviço de mordomo para todas as suítes, que possuem varanda.
Scenic recebe seu primeiro navio e realiza teste de helicópteros
A frota de exploração: helicópteros, submarino e Zodiacs

O Scenic Eclipse ainda traz equipamentos que permitem aos hóspedes ir além do que seria possível em um cruzeiro convencional. A ‘frota’ do navio inclui:
- Helicópteros: o Eclipse conta com dois helicópteros Airbus H130 de última geração, alojados em um hangar a bordo. Eles são utilizados para excursões de voos panorâmicos sobre geleiras, fiordes e outras paisagens;
- Submarino: uma das atrações mais exclusivas é o submarino Scenic Neptune, que leva os hóspedes a expedições subaquáticas para explorar a vida marinha e os ecossistemas do fundo do mar;
- Zodiacs e caiaques: para desembarques em áreas remotas e passeios próximos à costa, o navio dispõe de uma frota de 12 botes infláveis do tipo zodiac e caiaques.
Jornada começou conturbada, com atraso na construção e pandemia

O Scenic Eclipse foi o primeiro navio oceânico da Scenic Cruises, companhia de cruzeiros australiana que, até então, operava apenas itinerários fluviais na Europa e na Ásia.
A construção da embarcação, que aconteceu no estaleiro Uljanik, na Croácia, foi conturbada. Previsto inicialmente para 2018, o navio sofreu mais de um ano de atraso devido a problemas financeiros do estaleiro.
A situação levou ao cancelamento de toda a temporada inaugural do Scenic Eclipse, que tinha prevista passagem pelo Brasil já em seu primeiro ano de operações.
O navio foi finalmente entregue em agosto de 2019, apenas alguns meses antes de a operação de cruzeiros ser parlisada por conta da pandemia de COVID-19. A embarcação chegou a passar por Santos durante a emergência sanitária, desembarcando tripulantes antes do fechamento de fronteiras ser decretado.
A Scenic Cruises posteriormente encomendou um segundo navio para sua frota, o Scenic Eclipse II, que entrou em operação em 2020.
9 de Abril: Em meio a pandemia, Scenic Eclipse deixa Santos após desembarcar tripulantes
Abrindo a temporada brasileira com 9 escalas

Na temporada 2025/2026, o Scenic Eclipse retorna ao Brasil com papel de protagonista, sendo responsável por abrir a estação.
A chegada está marcada para a próxima segunda-feira, dia 6 de outubro, em Recife, e inclui também escalas em outros nove destinos nacionais.
A passagem pelo litoral brasileiro faz parte da viagem de rumo à Antártica, onde o Scenic Eclipse navega durante a maior parte da temporada.
Com início em 25 dias, temporada de cruzeiros terá ‘abertura de luxo’ antes dos navios de cabotagem
Confira todas as escalas do Scenic Eclipse na abertura da temporada do Brasil:
- Recife – 6 de outubro de 2025;
- Salvador – 8 de outubro de 2025;
- Rio de Janeiro – 11 de outubro de 2025;
- Búzios – 12 de outubro de 2025;
- Ilha Grande – 13 de outubro de 2025;
- Paraty – 14 de outubro de 2025;
- Ilhabela – 15 de outubro de 2025;
- Ilha do Mel – 16 de outubro de 2025;
- São Francisco do Sul – 17 de outubro de 2025.
Depois de sua passagem pelo Brasil, o navio seguirá para Ushuaia, na Argentina, de onde parte para suas expedições rumo à Antártica.
Texto (©) Copyright Daniel Capella/ Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Scenic Cruises