Milhares de passageiros da Carnival Cruise Line que embarcaram nesta semana para cruzeiros nas Bahamas tiveram uma surpresa: seus navios mudaram completamente de rota e estão indo em direção ao Canadá e à Nova Inglaterra.

A mudança drástica, segundo o portal especializado Cruzely.com, foi necessária para desviar dos Furacões Imelda e Humberto, que se formaram recentemente no Atlântico.

O site ressaltou a quebra de expectativa dos passageiros, que tinham inicialmente um roteiro focado em praias e clima tropical, mas acabaram embarcando em uma viagem para destinos urbanos de clima frio no Atlântico Norte.

Pelo menos três navios da companhia, o Carnival Sunshine, o Carnival Pride e o Carnival Venezia, que partiram de portos nos Estados Unidos com destino as Bahamas e Bermudas, foram redirecionados para o norte.

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do Portal World Cruises no WhatsApp e receber todas as atualizações do mercado de cruzeiros no Brasil e mundo!

A mudança de rota para fugir da tempestade

O Carnival Pride foi um dos navios afetados pelas mudanças 

A decisão foi tomada para garantir a segurança dos hóspedes e tripulantes, já que a rota dos furacões impacta diretamente às Bahamas, incluindo portos como Nassau e as ilhas privativas das companhias.

O Carnival Sunshine, que partiu de Norfolk, na Virgínia, para um roteiro que incluía Celebration Key, Nassau e Bimini, agora fará uma parada com pernoite em Saint John, no Canadá.

A publicação destaca a diferença de temperatura: enquanto Nassau registra cerca de 28°C no último dia 30, a previsão para Saint John era de 14°C.

Da mesma forma, o Carnival Pride, que partiu de Baltimore, trocou suas paradas em Half Moon Cay e Nassau por visitas a Portland, nos EUA, e Saint John, no Canadá.

Já o Carnival Venezia deixou de visitar a ilha de Bermuda, conhecida por suas praias de areia rosa, para navegar rumo ao Canadá, fazendo paradas em Saint John e Halifax.

Carnival Venezia

O motivo: um furacão ‘fraco’ no lugar errado

Nassau foi um dos destinos afetados pelos furacões

Apesar de ser classificado como um furacão de categoria 1, a mais fraca na escala, o Imelda se formou em uma posição que impacta diretamente as principais rotas de cruzeiro entre os portos do nordeste dos EUA e as Bahamas.

Para garantir a segurança dos passageiros e da tripulação, a Carnival optou por navegar na direção oposta à da tempestade, resultando nos novos e inesperados itinerários.

No caso do Venezia, a companhia ainda explicou que embora os furacões já terão se afastado na data prevista para a escala do navio nas Bermudas, eles geraram “ondas grandes” que tornariam a viagem até o destino “agitada e desconfortável”.

A companhia também citou a necessidade de aguardar uma avaliação pós-tempestade na ilha para confirmar a segurança do porto.

Mais de dez navios já foram afetados pelos sistemas tropicais, que se formaram no final da semana passada e impactam não só roteiros da Carnival, mas também da Royal Caribbean e da Disney.

Furacão causa o maior número de alterações de rotas da temporada; 12 navios já foram afetados

Compensação e aviso de última hora

De acordo com o embaixador da marca Carnival, John Heald, os passageiros dos navios afetados receberão um crédito a bordo como compensação pela mudança significativa no itinerário.

O aviso da alteração de rota, segundo publicações nas redes sociais, foi dado aos passageiros na véspera do embarque, o que pode ter complicado o planejamento de malas, trocando roupas de banho por casacos.

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Cruzely.com) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella