A divulgação da lista de classificação sanitária da Anvisa apontou que três navios da temporada 2024/2025 receberam o Padrão D, considerado “insatisfatório”. Entre eles estava o MSC Grandiosa, o maior navio daquela estação. Mas o que, na prática, significa receber essa nota?

A classificação da agência é o resultado de uma inspeção detalhada que avalia dezenas de itens a bordo, gerando uma pontuação de risco que determina a nota final de cada embarcação.

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do Portal World Cruises no WhatsApp e receber todas as atualizações do mercado de cruzeiros no Brasil e mundo!

Como funciona a inspeção da Anvisa a bordo

Costa buffet desperdício
Anvisa avalia itens como condicionamento de alimentos e água potável, além de piscinas, climatização, instalações médicas e mais

Responsável por fiscalizar e atestar a segurança sanitária dos cruzeiros no Brasil, a Anvisa realiza inspeções regulares nos navios. Os fiscais verificam todos os controles da embarcação em áreas críticas como água potável, alimentos, piscinas, climatização, instalações médicas, gerenciamento de resíduos e controle de vetores.

Após a fiscalização, é atribuída uma pontuação de risco para o navio, que é o somatório dos valores de risco de cada item avaliado. Quanto menor a pontuação, maior o nível de segurança sanitária. Confira mais detalhes:

Anvisa disponibiliza resultados de inspeções sanitárias em navios de cruzeiro

Entenda os Padrões: o que significa a nota D?

Com base na pontuação de risco, a Anvisa classifica os navios em quatro padrões. O Padrão D é o mais baixo e é atribuído a navios com pontuação de risco acima de 450.

Receber essa nota significa que a embarcação foi considerada em “condições sanitárias insatisfatórias, com exigências a cumprir imediatamente”. Independentemente da pontuação, ao encontrar qualquer irregularidade, os fiscais da Anvisa estabelecem medidas corretivas com prazos definidos.

Os navios reprovados na temporada 2024/2025

MSC Orchestra 2025/2026
MSC Orchestra atracado no Rio de Janeiro

Os três navios que receberam a classificação Padrão D na última temporada foram:

  • MSC Grandiosa: O maior navio da temporada, foi um dos principais da operação de cabotagem, com embarques regulares no Brasil;
  • MSC Orchestra: Também realizou cruzeiros de cabotagem com embarques no país, partindo do Rio de Janeiro;
  • SH Vega: Um navio de expedição de alto padrão que realiza apenas escalas em portos no Brasil durante viagens rumo a Antártica.

Ranking: conheça os maiores navios de cruzeiro a navegar no Brasil

Confira a lista completa de todos os navios

Como noticiado anteriormente pelo Portal World Cruises, o relatório da Anvisa também classificou nove navios com o Padrão A, de excelência.

A matéria com a lista completa e a classificação de todos os 20 navios inspecionados pode ser acessada neste link ou na miniatura a seguir.

Anvisa divulga lista de classificação sanitária de navios da temporada brasileira; veja as notas de cada um

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Anvisa) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella