O Serpro e o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) anunciaram o desenvolvimento de uma plataforma digital inédita para o setor de cruzeiros no Brasil.

A principal inovação será o uso de biometria e check-in antecipado para reduzir o tempo de embarque de passageiros e tripulantes nos terminais do país.

A novidade foi apresentada durante o painel “Regulação: Barreiras, Soluções e Oportunidades para a Indústria de Cruzeiros” do 7º Fórum CLIA Brasil, que aconteceu nesta semana em Brasília.

Nova tecnologia quer melhorar experiência nos portos

O objetivo da nova plataforma é melhorar a experiência dos passageiros nos portos, reduzindo tempo de espera para embarque e permanência nos termanais.

“O que percebemos foi a necessidade de reduzir o tempo de embarque dos passageiros, que pode chegar a três ou quatro horas devido à grande quantidade de pessoas”, explicou o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho.

A solução proposta utiliza a validação biométrica para agilizar o processo, integrando as autorizações de todos os órgãos anuentes, como Marinha, Anvisa e Polícia Federal, de forma digital, antes mesmo de o passageiro chegar ao porto.

Check-in MSC Cruzeiros
Passageiros poderão utilizar biometria para embarcar

“O que precisamos é garantir que todos os procedimentos necessários para o embarque e o desembarque dos passageiros estejam à altura da experiência única de um cruzeiro, por meio de jornadas digitais construídas com foco na experiência de uso do cidadão”, disse Brenno Sampaio, superintendente de Negócios do Serpro.

“O Serpro tem condições de contribuir substancialmente para essa transformação do setor, unindo facilidade de uso com ampliação de segurança, como já demonstramos no setor aéreo com a solução de validação biométrica Embarque + Seguro”, acrescentou.

Como vai funcionar a plataforma biométrica

A nova ferramenta será uma expansão do já existente “Porto Sem Papel” (PSP), plataforma que tem como objetivo desburocratizar a operação de cargas.

A solução para cruzeiristas irá integrar tecnologias já bem-sucedidas em aeroportos, disse a Serpro, como o embarque biométrico e o rastreamento de bagagens por QR code.

Além de agilizar o fluxo de passageiros, a plataforma fornecerá informações em tempo real para os órgãos de fiscalização, fortalecendo a segurança da operação.

Previsão de testes já na próxima temporada

MSC Preziosa irá abrir a temporada no final de outubro

O projeto será desenvolvido em conjunto com a Secretaria Nacional de Portos e todo o ecossistema de cruzeiros, incluindo a CLIA Brasil e as companhias de navegação.

A expectativa é que um Produto Mínimo Viável (MVP) seja colocado em operação assistida já na próxima temporada de cruzeiros, que tem início no fim de outubro.

“Estamos diante de um cenário extremamente favorável para transformar a experiência dos cruzeiristas no Brasil. A tecnologia nos permite unir facilidade e segurança, oferecendo benefícios ao passageiro, ao setor produtivo e ao próprio governo”, concluiu Brenno Sampaio.

Contagem regressiva: veja as datas de chegada dos navios da temporada de cruzeiros 2025/2026

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Serpro) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella