
De acordo com fontes do setor, a AIDA Cruises anunciou recentemente cancelamento de todas os seus cruzeiros partindo de Dubai que estavam previstos para a temporada 2025/2026.
Em comunicado, a companhia alemã citou preocupações com a segurança na região do Oriente Médio para justificar a mudança de planos, que afeta todas as viagens que aconteceriam a bordo do AIDAprima entre outubro de 2025 e março de 2026.
Após partir de Dubai, os itinerários incluíam visitas à outros destinos nos Emirados Árabes Unidos, além de portos em Bahrein, Oman e Qatar.
Segurança e clareza aos hóspedes
Em seu aviso de cancelamento, a AIDA informou que a decisão visa tranquilizar os hóspedes, já que a “situação no Oriente Médio não pode ser avaliada de forma confiável no futuro próximo”.
“Com esta decisão, queremos dar a nossos hóspedes clareza e certeza sobre suas viagens de férias na próxima temporada o mais cedo possível. Ao mesmo tempo, a segurança dos hóspedes e da tripulação é nossa principal prioridade”, acrescentou a companhia.
A AIDA ainda informou que está entrando em contato com os hóspedes afetados para oferecer alternativas de remarcação ou reembolso total dos valores pagos.

Além disso, os passageiros afetados receberão um Crédito de Cruzeiro Futuro (FCC) no valor de 10% da tarifa original dos cruzeiros agora cancelados.
A AIDA Cruises é a marca alemã da Carnival Corporation, conglomerado de companhias de cruzeiro do qual a Costa Cruzeiros também é parte. A empresa italiana, inclusive, tem previstos roteiros na região a bordo do Costa Toscana entre dezembro de 2025 e março de 2026.
Até o momento, as viagens da Costa no Oriente Médio e Golfo Pérsico seguem confirmadas sem nenhuma alteração.
Novos roteiros no Norte da Europa e Ilhas Canárias
Com o cancelamento, o AIDAprima irá agora navegar no Norte da Europa e nas Ilhas Canárias durante o inverno europeu de 2025/2026. De acordo com a AIDA, os novos itinerários do navio terão embarques nos portos de Kiel e Hamburgo, na Alemanha.
De acordo com o portal especializado Cruise Industry News, as reservas para as novas viagens do AIDAprima serão abertas em 30 de julho de 2025.
A mudança nos itinerários do AIDAprima também resultou no cancelamento de alguns cruzeiros que estavam programados para o navio AIDAbella no início de 2026, acrescentou o site norte-americano.
Fim de uma era: primeira ausência em quase duas décadas

O cancelamento marca um momento significativo para a AIDA Cruises e também para o mercado de cruzeiros na região do Golfo Pérsico.
Com a mudança, a marca alemã – que tradicionalmente é uma das maiores operadoras na região – deixará de ter um navio partindo de Dubai pela primeira vez em quase duas décadas.
Excluindo os anos da pandemia, a AIDA Cruises vinha navegando desde os portos nos Emirados Árabes Unidos continuamente desde a temporada 2006/2007.
Junto a Costa Cruzeiros, a companhia foi uma das primeiras a ter roteiros regulares na região, operando inicialmente o AIDAcara em itinerários semanais no Golfo Pérsico.
Ao longo dos anos, outras embarcações como o AIDAdiva, AIDAblu, AIDAstella e o próprio AIDAprima navegaram pelos portos do destino.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Cruise Industry News) / Imagens (©) Copyright AIDA Cruises e Daniel Capella