De acordo com fontes do setor, a AIDA Cruises anunciou recentemente cancelamento de todas os seus cruzeiros partindo de Dubai que estavam previstos para a temporada 2025/2026.

Em comunicado, a companhia alemã citou preocupações com a segurança na região do Oriente Médio para justificar a mudança de planos, que afeta todas as viagens que aconteceriam a bordo do AIDAprima entre outubro de 2025 e março de 2026.

Após partir de Dubai, os itinerários incluíam visitas à outros destinos nos Emirados Árabes Unidos, além de portos em Bahrein, Oman e Qatar.

Segurança e clareza aos hóspedes

Em seu aviso de cancelamento, a AIDA informou que a decisão visa tranquilizar os hóspedes, já que a “situação no Oriente Médio não pode ser avaliada de forma confiável no futuro próximo”.

“Com esta decisão, queremos dar a nossos hóspedes clareza e certeza sobre suas viagens de férias na próxima temporada o mais cedo possível. Ao mesmo tempo, a segurança dos hóspedes e da tripulação é nossa principal prioridade”, acrescentou a companhia.

A AIDA ainda informou que está entrando em contato com os hóspedes afetados para oferecer alternativas de remarcação ou reembolso total dos valores pagos.

AIDAprima
AIDA cancela cruzeiros em Dubai e AIDAprima passa a oferecer itinerários no Norte da Europa

Além disso, os passageiros afetados receberão um Crédito de Cruzeiro Futuro (FCC) no valor de 10% da tarifa original dos cruzeiros agora cancelados.

A AIDA Cruises é a marca alemã da Carnival Corporation, conglomerado de companhias de cruzeiro do qual a Costa Cruzeiros também é parte. A empresa italiana, inclusive, tem previstos roteiros na região a bordo do Costa Toscana entre dezembro de 2025 e março de 2026.

Até o momento, as viagens da Costa no Oriente Médio e Golfo Pérsico seguem confirmadas sem nenhuma alteração.

Novos roteiros no Norte da Europa e Ilhas Canárias

Com o cancelamento, o AIDAprima irá agora navegar no Norte da Europa e nas Ilhas Canárias durante o inverno europeu de 2025/2026. De acordo com a AIDA, os novos itinerários do navio terão embarques nos portos de Kiel e Hamburgo, na Alemanha.

De acordo com o portal especializado Cruise Industry News, as reservas para as novas viagens do AIDAprima serão abertas em 30 de julho de 2025.

A mudança nos itinerários do AIDAprima também resultou no cancelamento de alguns cruzeiros que estavam programados para o navio AIDAbella no início de 2026, acrescentou o site norte-americano.

Fim de uma era: primeira ausência em quase duas décadas

AIDA cancela Dubai: antigo AIDAcara foi o primeiro navio da companhia a realizar cruzeiros partindo da cidade, na temporada 2006/2007

O cancelamento marca um momento significativo para a AIDA Cruises e também para o mercado de cruzeiros na região do Golfo Pérsico.

Com a mudança, a marca alemã – que tradicionalmente é uma das maiores operadoras na região – deixará de ter um navio partindo de Dubai pela primeira vez em quase duas décadas.

Excluindo os anos da pandemia, a AIDA Cruises vinha navegando desde os portos nos Emirados Árabes Unidos continuamente desde a temporada 2006/2007.

Junto a Costa Cruzeiros, a companhia foi uma das primeiras a ter roteiros regulares na região, operando inicialmente o AIDAcara em itinerários semanais no Golfo Pérsico.

Ao longo dos anos, outras embarcações como o AIDAdiva, AIDAblu, AIDAstella e o próprio AIDAprima navegaram pelos portos do destino.

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Cruise Industry News) / Imagens (©) Copyright AIDA Cruises e Daniel Capella