
![]() |
| MSC Armonia entrando em Salvador |
Cinco tripulantes do navio MSC Armonia, que saiu do Porto de Santos no último sábado, foram atendidos nesta terça-feira em Montevidéu, no Uruguai, com um quadro de gripe.
A embarcação chegou na madrugada desta terça-feira e deve partir às 21 horas (19 horas, horário de Brasília) rumo a Buenos Aires, na Argentina.
A pedido do capitão do navio, os funcionários foram desembarcados e levados a um hospital particular para serem atendidos por um pneumologista, disse o responsável pelas relações públicas da Marinha uruguaia, capitão Sergio Bique.
O diagnóstico médico será “transmitido ao setor sanitário marítimo para que sejam tomadas as devidas precauções”, explicou, acrescentando que “toda a atuação do ponto de vista sanitário será transmitida à autoridade sanitária argentina, assim como o Brasil fez com o Uruguai”.
Antes do desembarque dos cerca de mil tripulantes e 2.500 passageiros no porto uruguaio, o cruzeiro foi inspecionado por uma equipe de saúde marítima, que autorizou que operaração fosse feita de forma normal.
O diretor de saúde do Uruguai, Yamandú Bermúdez, disse à imprensa local que “não havia nenhum elemento que impedisse a saída dos turistas para conhecer Montevidéu”.
Gripe comum
Na última segunda-feira, o Instituto Adolfo Lutz divulgou o resultado dos exames de passageiros e turistas que ficaram internados em Santos no último final de semana. Das 12 amostras analisadas, seis foram diagnosticadas com o Influenza B, a gripe comum, um vírus de menor impacto que a cepa Influenza A, o da gripe suína.O exame da tripulante Fabiana Pasquarelli, que faleceu na madrugada do último sábado, também apontou presença do vírus Influenza B.
Os testes dos outros seis pacientes foram apontados como negativos para a presença de influenza A ou B.













