

Quarenta e um navios de cruzeiro fluviais estão sendo construídos e serão lançados na Europa este ano e no próximo, um número impressionante que evoca imagens de navios se passando por carros em um rio Danúbio altamente congestionado. Tráfego pesado como o de uma alta estrada. Passageiros de cruzeiro fluvial inundando aldeias pitorescas ao longo do interior da Europa, caso todos eles escalem em uma pequena cidade ao mesmo tempo.
Na verdade, a ação preventiva é fundamental em uma indústria crescendo atualmente de dois dígitos percentuais.
A Viking River Cruises sozinha, por exemplo, está construindo o número recorde de 24 navios fluviais, nos três anos entre 2012 e 2014. Além dela, a Avalon Waterways, a Ama Waterways, a Uniworld Boutique River Cruise Collection, Tauck e Scenic Cruises, entre outros, estão construindo de um a três navios cada, nos próximos anos.
E essas são apenas as linhas que atendem o mercado dos EUA. Uma série de linhas de cruzeiros fluviais que atendem a mercados emissores europeus também estão montando suas frotas.
Em 2012, havia cerca de 240 embarca- ções fluviais cruzeiros que navegam nos rios do interior da Europa, totalizando cerca de 34 mil leitos. Este ano, mais 22 navios serão construídos e lançados, e mais 19 já estão encomendados para 2014. Esses 41 novos navios vão adicionar mais cerca de 7.000 leitos nos próximos dois anos, de acordo com a IG River Cruise, uma associação de linhas de cruzeiros fluviais com sede na Basiléia, Suíça.
Então, quando se trata de questões sobre o quão sustentável é o cres- cimento do mercado de cruzeiros de rio, Grammer- storf diz: “Os próprios rios não são o problema. Onde teremos algum espaço para melhorias são os atracadouros… vamos precisar de mais espaços para os navios atracarem. “













